segunda-feira, 1 de março de 2010

ENSAIO DE DOSAGEM DE ARGAMASSA – ENSAIO DE RESISTÊNCIA DE ADERÊNCIA À TRAÇÃO – NBR 13528/95

A argamassa é o material resultante da mistura homogênea de agregados miúdos, aglomerantes inorgânicos e água, contendo ou não aditivos, com propriedades de aderência e endurecimento, podendo ser dosada em obra ou em instalação própria (NBR 13281/94). São principalmente utilizadas no assentamento e nos revestimentos de alvenarias, com função de regularização e proteção dos elementos de vedação do edifício, cumprindo funções como: durabilidade, isolamento térmico e acústico, estanqueidade, desgaste superficial, entre outras.

Fatores externos e internos podem influenciar na trabalhabilidade das argamassas, que é avaliada qualitativamente. Os fatores internos são: teor de água, proporção entre aglomerantes e agregados, distribuição granulométrica, forma e textura dos grãos e natureza e teor de aditivos. Os fatores externos são: tipo de mistura, transporte, aplicação no substrato, operações de sarrafeamento e desempeno, e características da base de aplicação. Umas das principais propriedades das argamassas é a aderência, propriedade que confere à interface revestimento/base de absorver e resistir aos esforços normais e tangenciais. A trabalhabilidade (plasticidade, consistência e retenção de água) influencia no mecanismo de aderência.

O método de dosagem da argamassa é a operação de proporcionamento dos materiais que compõem as argamassas com o objetivo de atender propriedades específicas, no estado fresco ou endurecidas. Um importante método de dosagem é o método baseado nos estudos desenvolvidos na dissertação de SELMO (1989). Este método correlaciona três parâmetros: Parâmetro E (Equação 1.1) que é relação (agregado + cal) / cimento, a relação água/cimento (x) (Equação 1.2) e a relação água/cimento (Equação 1.3). A resistência de aderência desejada é a respostado método da dosagem.

E = (Agregado + Cal) / Cimento (Eq. 1.1)

X = Água/Cimento (Eq. 1.2)

Cal/Cim = Cal/Cim (Eq. 1.3)


O objetivo deste ensaio é estabelecer o método para dosagem de argamassa baseado nos estudos desenvolvidos na dissertação de SELMO (1989), a fim de, determinar a resistência ao arrancamento, ou seja, a resistência de aderência à tração desejada para determinar o traço unitário em massa indicado pela dosagem.

REFERÊNCIAS BIBLIOGRÁFICAS
  • ASSOCIAÇÃO BRASILEIRA DE NORMAS TÉCNICAS. NBR 13528/95 - Método de ensaio - Determinação da resistência de aderência à tração ABNT, Rio de Janeiro, 1995. 16p.;
  • SELMO, S. M. S. Dosagem de argamassas de cimento Portland e cal para revestimento externo de fachada de edifícios. Dissertação. UFRGS. 1989;


Jemylee Sá.

Nenhum comentário: